Congelamento de óvulos: uma alternativa para o futuro!

Congelamento de óvulos: uma alternativa para o futuro!

Algumas mulheres escolhem ser mães de forma planejada, o que pode significar engravidar depois de construir carreira, sonhos individuais e grandes projetos. Ou mesmo aquelas que agora não desejam ser mães, mas que querem se precaver para o caso do desejo surgir no futuro. Elas, no entanto, sabem que podem encontrar dificuldades para concretizar esse planejamento, já que o corpo feminino sofre inúmeras alterações e, quanto mais tarde, mais distante a possibilidade de gestação saudável fica.

Mas também sabem que isso não significa o fim dos tempos, apenas que, se precisarem, poderão contar com o avanço da medicina para realizar a satisfação de serem mães: congelamento de óvulos é um método cada vez mais utilizados em mulheres com mais de 30 anos de idade que simplesmente decidiram que “chegou a hora”.

Depois de todos os exames realizados, a paciente toma medicamentos para aumentar a produção de óvulos. Na sequência, em um centro cirúrgico e com a futura mamãe devidamente sedada, uma agulha bem fina é colocada numa espécie de aparelho de ultrassom e, assim, são retirados os óvulos já aptos a serem fecundados. Várias dessas coletas podem ser feitas, desde que em ciclos diferentes.

O passo seguinte é congelar estes óvulos a uma temperatura de 200 graus negativos em nitrogênio líquido, estado no qual podem ficar por até 10 anos. Após o descongelamento, o processo acontece da mesma forma que em uma fertilização in vitro convencional: os óvulos são fecundados com o espermatozóide selecionado, em laboratório, e implantados no útero. Existe, ainda, a possibilidade de congelar embriões em casos de excedentes, se a paciente desejar.

Preços são variáveis, porém o tratamento em si é reconhecido por sua eficácia. Para que isso aconteça, no entanto, é importante que os óvulos a serem futuramente fecundados sejam congelados até os 35 anos da mulher, visando preservar sua qualidade e potencial de realização de sonhos.

Procure o acompanhamento de um profissional, cuide de sua saúde com regularidade, sempre mantendo os exames em dia, e tenha ainda mais chances de uma vida feliz, repleta de bem-estar e qualidade.