Você sabe o que é Síndrome do Ovário Policístico?

Você sabe o que é Síndrome do Ovário Policístico?

O universo feminino é repleto de singularidades e é por isso que, quando o assunto é saúde, todo tópico vale a pena. Dessa vez, falaremos sobre a Síndrome do Ovário Policístico – ou SOP, como é popularmente conhecida. Trata-se de um distúrbio hormonal que provoca alterações e a formação de cistos nos ovários, fazendo com que aumentem de tamanho.

A SOP é uma doença que pode ser identificada através da menstruação irregular, produção desregulada ou até mesmo alta do hormônio masculino (testosterona) e da presença de microcistos nos ovários.

Dizer que sua causa exata é esclarecida não seria justo, ninguém sabe identificar de onde vem nem o que a provoca, mas sabemos que o diagnóstico e o tratamento precoces podem reduzir o risco de complicações de longo prazo, entre eles diabetes do tipo 2 e as doenças cardíacas.

É inegável a necessidade de visitar um médico regularmente, mantendo sempre exames atualizados e saúde cuidada como merece, isso tudo independente de qualquer cenário. Agora, se você tem irregularidades menstruais – como períodos frequentes, períodos prolongados ou ausência de períodos menstruais – especialmente se você tem excesso de pelos no rosto e corpo ou acne ou tem observado que suas produções aumentaram consideravelmente nos últimos tempos, recomenda-se cuidado extra e imediato.

Segundo o Serviço de Endocrinologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, a Síndrome do Ovário Policístico atinge cerca de 7% das mulheres na idade reprodutiva, o que engloba desde a primeira menstruação até a média de 35 anos; não queremos que você componha a porcentagem das mulheres afetadas sem tratamento, não é mesmo?!

Cuide-se. Previna-se. Ame-se!